PERÍODO COMPOSTO POR
COORDENAÇÃO
No
período composto por coordenação, as orações se ligam pelo sentido, mas não
existe dependência sintática entre elas. As orações são independentes, isto é,
continuam com significado no período simples.
As orações coordenadas de subdividem em:
Assindéticas- Não são introduzidas por conjunção.
Ex.: Trabalhou, sempre irá trabalhar.
Sindéticas- São introduzidas por conjunção. Esse tipo de oração
se subdivide em:
1- Aditiva: ideia de adição, acréscimo. Principais
conjunções usadas: e, nem, (não somente) ...como também.
Ex.: O professor não somente elaborou exercícios como também uma extensa
prova.
2- Adversativa: ideia de contraste, oposição. Principais
conjunções usadas: mas, contudo, entretanto, porém...
Ex.: O professor elaborou um exercício simples, mas a prova foi bastante
complexa.
3- Alternativa: ideia de alternativa, exclusão.
Principais conjunções usadas: quer...quer, ora...ora, ou...ou.
Ex.: Ou o professor elabora o exercício ou desiste de aplicar a prova.
4- Conclusiva: ideia de dedução, conclusão. Principais
conjunções usadas: portanto, pois, logo...
Ex.: O professor não elaborou a prova, logo não poderá aplicá-la na data
planejada.
5- Explicativa: ideia de explicação, motivo. Principais
conjunções usadas: pois, porque.
Ex.:O professor não elaborou a prova, porque ficou doente.
EXERCÍCIOS
1.
Classifique os períodos a seguir em: Período simples (PS)
ou Período Composto (PC) e sublinhe os verbos.
a) A
baleia parece uma bailarina no fundo do mar.
b)
Fizemos um estudo da questão e propusemos soluções.
c) De
algum lugar, das profundezas do oceano, a baleia emerge.
d) A
baleia sempre socorre sua cria.
e) De
algum lugar, das profundezas do oceano, a baleia emerge e socorre sua cria.
2. Classifique as orações
sublinhadas em: oração coordenada assindética
(oca) ou oração coordenada sindética (ocs). Circunde a
conjunção coordenada.
a) Não
perturbe, que ele precisa trabalhar.
b) Não
falte amanhã, pois haverá prova.
c) Muito
me engano ou escrevi uma carta desnecessária.
d) Não
compareci à reunião, portanto não opinarei sobre o assunto.
e) Aquele
foi um janeiro quente e ensolarado, mas não pudemos tirar férias.
3. Classifique as orações
sublinhadas em: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa.
a) Ele já
se mudou, porque sua casa está vazia.
b) É
milionário e vive pedindo fiado.
c) Faça
bem feito ou terá de fazer de novo.
d) Não
conseguíamos resolver nossos problemas, portanto devíamos procurar novas
alternativas.
e) Podem
ir, mas voltem cedo.
f) Sofreu
uma queda violenta, mas não se machucou.
g) Não se
discutiu o assunto nem se tomou qualquer providência.
h) Ora
age com polidez, ora nos trata com hostilidade.
i) Vou
dar o recado a ela, portanto fique tranquilo.
j)
Choveu, porque as ruas estão molhadas.
FONTE: 36 lições práticas de gramática (Ulisses Infante) – Editora Scipione.
FONTE: 36 lições práticas de gramática (Ulisses Infante) – Editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.