quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Concurso de crônicas do antigo CEESSO, hoje CEEJA

CEESSO: Centro Estadual de Educação Supletiva de Sorocaba

Aluna: Lídia Barbosa 
Matrícula: 29.651

Inspiração

A manhã parecia colaborar com as minhas expectativas: a volta às aulas. Depois de anos tentando reingressar aos estudos e várias tentativas frustradas, "desta vez vai dar certo", matutava... Ao mesmo tempo, o medo parecia um grande fantasma a rondar minha mente, querendo inibir a coragem que, tímida e insistente, forçava minha vontade, insistindo: 
__ Vamos! De maneira indecisa, adentrei na escola fingindo alegria, pois no íntimo estava apavorada. 
__ Bom dia!__ cumprimentei os professores que, nas cabines de orientação, entregavam os módulos a serem estudados.

Durante meses essa foi e é a minha rotina: estudar a matéria dada e, em seguida, fazer a prova. Por que será que mesmo estudando sentia-me tão assustada e incapaz de aprender? Maravilha das maravilhas, "inspiração", tentarei definir: o segredo está no "querer". Você quer? Está capacitado? Quem disse essa frase mesmo?

Os incentivadores para a minha permanência e responsáveis pela minha capacitação foram os professores, pois fizeram renascer em mim a vontade de aprender, ver e sentir a realização de um sonho meu e dos demais alunos desta bendita escola. Nossos mestres devolveram nossa autoestima e, à medida que aprendemos, nos sentimos cidadãos capazes de discernir o certo do errado, conhecer um pouco de tudo sem nada temer, errando e aprendendo, sendo livres.

Algo que jamais esquecerei: estudar não é decorar teorias, é poder compreender melhor nosso mundo interior e exterior, caminhar com passos firmes, entender a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.