quarta-feira, 2 de outubro de 2019

ENEM



                
O QUE ESTUDAR PARA O ENEM

O que estudar em Linguagens para o ENEM
Interpretação de textos e semântica
33%
Movimentos culturais e artísticos
28%
Tipos textuais e gêneros textuais
16%
Variação linguística
10%
Estratégias de Persuasão
4%
Funções da Linguagem
3%
Outros
2%



A primeira coisa que o candidato precisa saber sobre como estudar para o ENEM é que ele é dividido em 5 grandes áreas do conhecimento. São elas:
1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação)
2) Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
3) Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia)
4) Matemática (álgebra, geometria, equações, etc.)
5) Redação (texto dissertativo-argumentativo)

01.Interpretação de textos

Ficar atento ao tema que se apresenta no texto, muita leitura para treinar a habilidade da compreensão textual;

02.Verbos

A melhor forma de estudar verbo é observar, em textos diversos, como um tempo pode substituir outro para realçar a construção de sentido em um texto. Você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos.

03.Categorias gramaticais

Área da gramática que trabalha o sentido das palavras, portanto priorize pronome, conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão e de coerência no texto e que são explorados em seu caráter remissivo – empregados na substituição de um determinado termo.

04.Sintaxe

Nos períodos compostos, por exemplo, é importante perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar desvios de regência e de concordância.

05.Figuras de linguagem

Estude todas as figuras – especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e atente para as nuances de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas, associadas aos textos literários, assim como aos textos de humor, como charges e tirinhas.

06. Variante  linguística                                                                                                                             
O candidato deve saber a importância da norma culta, assim como deve conhecer também aspectos relacionados com as variações linguísticas, bem como respeitá-las. Além de saber identificar o tipo de variante empregada – regional, popular, culta – é importante notar a interferência dela na organização do texto. As variantes são responsáveis pela identidade do enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha desse registro.

07.Gênero textual

Espere encontrar na identificação dos gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade, quadrinhos, poemas, charges, artigos de opinião e até mesmo obras de arte) a sua intencionalidade.

08.Recursos linguísticos

Conhecer e identificar as seis funções da linguagem (referencial, apelativa, fática, poética e metalinguística), responsáveis por denotar as intenções daquele que escreve o texto. Reveja exercícios com polissemia (palavra que apresenta vários sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante. Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o desvio ou a sutileza de sentido.

09.Estrutura e formação de palavras

Atente para prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos literários exploram bastante essas possibilidades.

10.Linguagem verbal e não verbal

Quadrinhos e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não-verbal (imagem). Treine com eles.

11.Literatura

Conhecer as características dos principais movimentos literários; o diálogo entre elementos visuais e verbais estabelecendo analogias e construir inferências, resgatando assim todo o conhecimento adquirido.



ASSUNTOS MAIS COBRADOS NO ENEM

Linguagens e suas tecnologias e Redação

Português e Literatura

  • Literatura e arte (enfoque no Realismo, Modernismo e Romantismo)
  • Interpretação de texto
  • Gêneros textuais
  • Norma culta e variantes linguísticas
  • Conhecimento das classes de palavras

Redação

Os temas das redações do Enem sempre envolvem tópicos que façam o candidato refletir sobre o coletivo, geralmente sobre problemas que precisam de intervenção.

O candidato tem que propor essa intervenção (ou mais de uma), que seja boa para todos, respeitando os direitos humanos. Qualquer menção desrespeitosa pode zerar a nota.
Das cinco competências que norteiam a avaliação das redações do Enem, as quatro primeiras envolvem saber argumentar e escrever bem.
A última delas é a proposta de intervenção e essa coloca a atenção dos avaliadores sobre as ideias do candidato.
As dicas para desenvolver bem esse ponto e garantir os 200 pontos (cada competência pode chegar até 200 pontos) são:

  • Não propor “soluções”, pois os problemas apresentados não são novos e já recebem atenção dos governos há tempos. Usar “proposta de melhorias”, “proposta de intervenção”, por exemplo.

  • A sua proposta não precisa ser inédita, pode ser algo já feito. O que precisa é ser sempre bem argumentada. Exemplo: aumento de determinada tarifa.

  • A proposta deve sempre conter os agentes sociais (governos, universidades, ONGs, secretarias ou comunidade), a forma de implementação (como será feita) e outros mecanismos (formas de custeio ou de arrecadação, por exemplo).

Possíveis temas para a redação do Enem / 2019

Você precisa estar bem informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, pois são de notícias de atualidades que saem os temas para o Enem.

                          Selecionamos 10 possíveis temas para a redação deste ano:

  1. Eleições
  2. Fake news
  3. Empoderamento feminino
  4. Criminalização da homofobia
  5. A democracia e seus desafios na sociedade atual
  6. A questão indígena no Brasil
  7. Meio ambiente
  8. O combate à obesidade infantil
  9. Crimes virtuais
  10. As relações de trabalho no Brasil
  
É importante salientar que os temas podem se cruzar. Por exemplo: O impacto das fake news nas eleições. O cenário está bastante polêmico e rendendo bastante assunto.
Há a possibilidade também de o tema ser “A crise na Venezuela” — que “cortaria” a sequência de temas locais (relacionado ao país) das últimas edições do Enem.  
Por outro lado, pode-se manter a sequência e as atenções das redações serem voltadas às questões do Brasil.
Seja como for, acompanhar tudo que acontece é o melhor caminho para se preparar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.