quarta-feira, 17 de abril de 2019

Estratégia Textual


Estratégias para surpreender o leitor

Relato de um guerreiro 

Histórias ...., muitas histórias eu ouvi. Algumas delas muito empolgantes , outras bem tristes. Mas independente de como seria a minha história eu já sabia qual seria o meu fim.
Eu como muitos, fui designado para uma tarefa difícil , na verdade sempre soube disso por causa da minha estrutura robusta , forte , resistente , durão...Por causa dessa minha aparência sou ignorado por todos, porém ‘’elas ‘’ mantêm uma relação ‘’amigável’’ comigo porque garanto a segurança deles , pelo menos em partes.
Minha vida nunca foi fácil. Todos os dias sou escalado para trabalhar arduamente , sou maltratado sempre.
Sofro agressões diárias e constantes , às vezes um simples arranhão , outras vezes sou atingido por pedras , paus, barras de ferro ... Inúmeras vezes presenciei amigos e alguns parentes meus não resistirem a tantos ferimentos e serem abandonados e descartados sem nenhum remorso.
Triste tudo isso, mas esta é a minha sina , o meu destino. Nasci para ser guerreiro , e como um bom soldado , não fujo da luta . Sei que brevemente morrerei em combate para garantir à segurança a quem não dá a mínima pra mim.
Essa é a minha história , um breve e simples relato de um sapato de segurança.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Absolutamente 100% das vezes mostro a verdade .Há quem me menospreze, há quem reclame, há quem me odeie , há os que perdem o sono , a fome , a paz.... Independente de qualquer coisa , sou implacável e controlo tudo o que existe neste mundo.
Muitos alimentam expectativas e esperanças junto à mim, outros simplesmente ignoram a minha existência , chega a ser hilário ! Com tudo isso afirmo que ninguém vive ou sobrevive sem mim. Sim! Todos dependem de mim.
Há momentos que me sinto o próprio juiz , mas outrora o pior dos carrascos . Tem dias que pareço fazer o bem , mas ao mesmo tempo pareço fazer o mal. Muito das vezes trago alegrias , mas muito das vezes trago tristezas .
Embora meio a tantos dilemas sou infalível , sincero e justo , não me vendo e não me corrompo ; não me antecipo e nunca me atraso. Acima de mim só Deus ! Prazer sou eu, o tempo .
C.Y.S.
Produção de texto de um aluno que cursa o terceiro termo do Ensino Médio / CEEJA

                                     ENTRE  QUATRO  ‘’PAREDES’’.

E lá se vai mais um dia... Preso entre quatro ‘’paredes’’ , sem espaço , sem poder sair, sozinho , solitário... Todas as manhãs , todas as noites , na esperança disso acabar.
Sinto ainda mais angústia ao lembrar de quando podia desfrutar da liberdade afora. Por vezes sinto frio e fome sem meu pão de cada dia.
O Sol no horizonte , o anoitecer chegando . Até que a escuridão toma conta . Planejo escapar , no entanto não sou capaz , é perigoso e me causaria dor.
De tempos em tempos me esquecem completamente . Reclamo , mas não entendem , me mexo , porém, não veem. Essa vida não aguento mais, será que um dia isso termina ?
Tudo que mais queria agora era ser liberto, ser livre, conhecer amigos iguais a mim ...Que eu pudesse ser liberto do aquário e vivenciar as águas marinhas do oceano . 
 A.C.
Produção de texto de um aluno que cursa o terceiro termo do Ensino Médio / CEEJA


Titulo: A Partida.

Meus pais sempre me diziam que em algum momento eu fosse me transformar em algo grande de brilhar os olhos de todos, sempre quis ser a mais bela por dentro e por fora, me sentia incrível, porem meus pais me traziam sempre para um cenário que não me agradava, me contando que em algum momento mesmo com toda a minha beleza eu partiria. O tempo foi passando me via em lugares escuros com grande movimentação , as vezes bem desconfortável, apertado, sem falar no cheiro. Sempre passavam as mãos em mim , de forma nada confortável me apertando , sempre ouvia comentários sobre minha aparência e também sobre minhas manchas. Sem contar que tinha momentos em que tudo clareava , depois tudo escurecia do nada, de forma muito estranha. Quando eu passava por este momento , eu me lembrava de quando meus pais me falavam sobre aquele cenário que não me agradava. Mais ao fim me conformei que um dia seria partida. Afinal , as melancias precisam estar bem vistosas para serem escolhidas e depois partidas.
                                                                                                                   V. S.P. O.                                                                                                                      


                                          



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.