PONTUAÇÃO
1. NOÇÕES PRELIMINARES
Não se aprende a usar os sinais
de pontuação partindo-se do pressuposto de que eles representam na escrita as
pausas e melodias da língua falada: não é esse o papel dos sinais de pontuação.
Esses sinais participam da organização lógica do texto escrito da mesma forma
que as pausas, entoações e melodias participam da organização lógica dos textos
falados. Por isso, para aprender a usar os sinais de pontuação, deve-se levar
em conta a organização sintática e significativa das frases escritas, e não as
pausas e a melodia das frases faladas. É por isso que o conhecimento da
organização sintática da língua portuguesa é um poderoso instrumento para se
alcançar uma pontuação correta e eficiente: o estudo da pontuação deve tomar como
ponto de partida os estudos de Sintaxe.
2. AS FRASES E A PONTUAÇÃO
a) O ponto final (.) é utilizado
basicamente para indicar o término de uma frase declarativa:
Vive-se um momento social delicado.
É provável que ainda chova hoje à tarde.
b) O ponto de interrogação (?) é
o sinal que indica o término de uma frase interrogativa direta:
O que você está querendo dizer?
Quanto tempo será
necessário para concluir o estudo?
Nas frases
interrogativas indiretas utiliza-se o ponto final:
Quero saber quanto tempo será necessário
para concluir o estudo.
c) O ponto de exclamação (!) é o
sinal que indica o término de frases exclamativas ou optativas:
Que belo susto você nos pregou!
Vá com Deus!
É comum como
recurso de ênfase a repetição do ponto de exclamação ou sua combinação com o
ponto de interrogação:
Quê! Outra vez!! Não suporto mais isso!!!
Você de novo?! Não!!
d) O sinal de reticências (...)
indica uma interrupção da estrutura frasal. Essa interrupção pode decorrer de
hesitação de quem tem sua fala representada ou pode indicar se espera do leitor
o complemento da frase (muitas vezes com finalidade irônica):
Bem, não sei... Talvez seja... É, realmente
não sei...
Bem, eu queria... Você
sabe o que eu quero...
O técnico do time é
muito competente, mas os jogadores...
e) Na representação gráfica de
diálogos, utilizam-se os dois-pontos (:) e os travessões (–)
Depois de um longo silêncio, ele disse:
– É melhor esquecer
tudo.
– É melhor esquecer
tudo – disse ele.
– É melhor – concordei.
Também se
podem empregar vírgulas no lugar dos travessões intermediários:
– É melhor esquecer tudo, disse ele, assim
ninguém será prejudicado.
3. OS TERMOS ESSENCIAIS E A
PONTUAÇÃO
O
sujeito e o predicado são chamados termos
essenciais porque constituem a estrutura básica das orações mais típicas da
língua portuguesa. Por isso, a ligação que mantêm entre si não pode ser
interrompida por uma vírgula, mesmo quando o sujeito é muito longo ou vem
posposto ao predicado:
Várias
tentativas de estabelecer uma nova relação entre os setores produtivo e
financeiro resultaram em
fracasso.
Ocorreram diversas manifestações contra a corrupção.
A
intercalação de termos entre o sujeito e o predicado deve ser marcada por
vírgulas. É indispensável que, nesses casos, haja uma vírgula antes e outra
depois do termo intercalado:
Os
ministros, ontem à noite,
encaminharam a proposta de reajuste.
A vida, meus amigos, é um mergulho na bruma.
Usa-se a
vírgula para separar os termos que formam o sujeito composto:
Pedaços
de madeira, restos de tijolos, montículos de areia, amontoados de pequenas
pedras compunham o cenário da
obra abandonada.
Se o último
desses termos for introduzido pelas conjunções e, ou, ou nem, não será separado por vírgula.
Ônibus, automóveis e caminhões ficaram retidos no pedágio.
Um touro, um búfalo ou um cavalo deve ter feito esse
estrago.
Não ocorreram
protestos nem intervenções durante a
reunião.
Se cada um dos
termos for introduzido por conjunção, deve-se empregar a vírgula:
Moviam-se incessantemente as pessoas, e os animais, e os veículos, e os seus
reflexos e sombras.
Mesmo nas
orações de predicado nominal e verbo-nominal, não se usa vírgula entre o
sujeito e o predicado:
Uma vida humana é um amplo conjunto de perspectivas.
Suas palavras deixaram os amigos estupefatos.
Nas orações de
predicado verbo-nominal em que o predicativo do sujeito é anteposto ao verbo,
usam-se vírgulas para isolá-lo:
Aborrecido, o homem afastou-se devagar.
O homem, aborrecido, afastou-se devagar.
A vírgula pode
também indicar a omissão de um verbo:
Tenho apenas um irmão; ela, vários. (A segunda vírgula indica
a omissão do verbo “ter”).
ATIVIDADES
1. Empregue as vírgulas
necessárias à organização das frases seguintes. Há casos em que não é
necessária vírgula alguma.
a) O descomunal e despropositado
investimento em rodovias mal planejadas foi lavado do mapa pelas primeiras
chuvas de verão.
b) Têm feito sensíveis progressos
os agricultores que optaram por culturas voltadas ao consumo interno.
c) Foram postos de lado os
mal-entendidos as disputas mesquinhas a estupidez mútua.
d) Entrechocam-se nas ruas
trabalhadores e estudantes e bancários e vendedores de salgadinhos e
secretárias.
e) Você ou seu irmão deveria
assumir esse posto.
f) Seres humanos animais e
vegetais sofrem com a poluição.
g) Atordoado caminhei até a
porta.
2. Explique a diferença de
sentido entre as frases:
Muitos espíritos sem dúvida
passarão a duvidar.
Muitos
espíritos, sem dúvida, passarão a duvidar.
4. OS TEMOS INTEGRANTES E A
PONTUAÇÃO
Os complementos verbais e o
complemento nominal integram o sentido de verbos e nomes, estabelecendo com
eles conjuntos significativos. Essa relação não deve ser interrompida por uma
vírgula, mesmo quando os complementos estiverem antepostos ao termo que
complementam.
Deve-se reagir às palavras dos provocadores
com sensatez.
Às palavras dos
provocadores deve-se reagir com sensatez.
Os
termos intercalados entre um verbo ou um nome e seus complementos devem ser
isolados por vírgulas (É indispensável que se coloque uma vírgula antes e outra
depois do termo intercalado):
Perceba, meu colega, as vantagens da nossa
situação.
Quando
os complementos verbais ou nominais são formados por mais de um núcleo,
devem-se adotar os mesmos procedimentos aplicados aos sujeitos compostos:
Compramos doces, salgados, refrigerantes.
Mandou buscar
parentes, amigos e vizinhos para a cerimônia.
Exige atenção, e
carinho, e dedicação, e devoção exclusiva.
Nas construções em que surge
objeto direto ou indireto pleonástico, deve-se usar a vírgula:
Aos parentes, disse-lhes algumas poucas palavras.
Ao agente da passiva são
aplicados esses mesmos princípios de pontuação.
ATIVIDADES
1. Empregue as vírgulas
necessárias à organização das frases seguintes. Em alguns casos, não será
necessária vírgula alguma.
a) Transmiti os cumprimentos de meus
colegas aos representantes das demais escolas da região.
b) Diferentes versões foram
transmitidas por rádios jornais e canais de TV.
c) Aos que se sentem prejudicados
cabe-lhes o direito de recorrer à Justiça.
d) Requeiro mais atenção mais
interesse mais aplicação.
e) Precisa-se de dois torneiros
cinco operadores de retífica oito mecânicos de manutenção e dez eletricistas
naquela fábrica de motores.
f) A que espécie de princípios
você diz estar sendo fiel?
g) A esse tipo de atitude
conduzem as palavras insensatas daquele tresloucado.
h) Não queria ver amigos nem
parentes nem colegas do futebol ou das pescarias.
i) A manutenção dos atuais níveis
de desemprego e contração econômica poderá conduzir a já combalida sociedade
brasileira a atitudes de total descrédito nas possibilidades de organização
democrática do Estado.
2. Explique a diferença de
sentido entre as frases seguintes:
Do meu ponto de vista nada sabem
os que me criticam.
Do meu ponto de vista, nada sabem
os que me criticam.
5. OS TERMOS ACESSÓRIOS, O VOCATIVO
E A PONTUAÇÃO
Os
adjuntos adnominais fazem parte do termo sintático a que pertence o substantivo
a que se ligam. Por isso, não devem ser separados desse substantivo por
vírgula:
Os frequentes termos de baixo calão do
deputado governista evidenciam seu pleno despreparo.
Os
adjuntos adverbiais podem ser separados por vírgula quando vêm após os verbos e
seus complementos:
Encontrei alguns amigos, ontem à noite, na
praça.
ou
Encontrei alguns amigos ontem à noite na
praça.
Quando
são antepostos ou intercalados, os adjuntos adverbiais devem ser separados por
vírgulas. As vírgulas são dispensáveis quando o adjunto é de pequena extensão:
Ontem à noite, encontrei alguns amigos na
praça.
Encontrei, durante
aquela semana, alguns velhos amigos.
Amanhã virei ajudá-lo a limpar o depósito.
O
aposto é separado do termo a que se refere por vírgulas, dois pontos ou
travessões. Somente o aposto especificativo não é marcado por sinais de
pontuação:
Caetano Veloso, compositor consagrado,
estará aqui amanhã.
O compositor Caetano
Veloso estará aqui amanhã.
Apenas duas mulheres
compareceram: a viúva e sua filha.
O vocativo deve vir sempre
separado por vírgulas, qualquer que seja sua posição na frase:
Participem das decisões nacionais, cidadãos.
Cidadãos, participem
das decisões nacionais.
Participação,
cidadãos, é o caminho para um país melhor.
ATIVIDADES
Pontue
adequadamente as frases seguintes. Em alguns casos, pontuar corretamente
significa não usar nenhum sinal de pontuação.
a) O Brasil país que via seus
jovens como garantia de um grande futuro parece ter optado por simplesmente
eliminar boa parte desses jovens.
b) Acorde menino e vá ver a vida
lá fora.
c) A cidadania essa ilustre
desconhecida ainda passa ao largo de muitas mentes brasileiras.
d) Sob aquelas velhas árvores ali
perto do poço repousam muitos dos meus sonhos.
e) Daqui a dois anos poderemos
avaliar os efeitos dessas medidas.
f) Poderemos daqui a dois anos
avaliar os efeitos dessas medidas.
g) Poderemos avaliar os efeitos dessas
medidas daqui a dois anos.
h) Uma imensa nuvem de fumaça e
poeira deverá atingir a capital filipina nas próximas horas.
i) Gostaria de saber o que está
acontecendo Alfredo?
j) A atitude mais sensata dos
envolvidos teria sido escolher um advogado competente.
l) Tudo pode ser resumido numa
única palavra incompetência.
m) Gilberto Gil músico e
compositor continua criativo e iluminado.
n) O músico e compositor Gilberto
Gil continua criativo e iluminado.
6. AS ORAÇÕES SUBORDINADAS
SUBSTANTIVAS E A PONTUAÇÃO
Para
fazer a pontuação dos períodos compostos em que surgem orações subordinadas
substantivas, basta considerar as funções sintáticas por elas exercidas. Não se
separam por vírgula da oração principal as orações subjetivas, objetivas
diretas, objetivas indiretas, completivas nominais e predicativas – afinal,
sujeitos, complementos verbais e nominais não são separados por vírgulas dos
termos a que se ligam; o mesmo se pode dizer do predicativo nos predicados
nominais. A oração subordinada substantiva apositiva deve ser separada da
oração principal por vírgula ou dois-pontos, exatamente como ocorre com o
aposto:
Fiz uma recomendação, que se portasse dignamente.
Peço-lhe uma
providência: que administre melhor os
recursos.
ATIVIDADES
Pontue adequadamente as frases
seguintes. Lembre-se de que pontuar corretamente pode significar não usar
nenhum sinal de pontuação.
a) Vive-se pedindo que o ajude
que intervenha em seu favor que faça as coisas por ele.
b) Não creio que tudo possa ser
resolvido com palavras e intenções.
c) Faço-lhe um pedido compreender
nossos problemas.
d) é surpreendente constatar que
muitos ainda acreditam ser possível resolver nossos problemas com promessas
demagógicas.
e) Fazermos tudo por que motivo?
f) Quero apenas uma coisa que
você faça o que lhe convier.
g) Não há qualquer possibilidade
de que esses recursos cheguem ao seu destino.
7. AS ORAÇÕES SUBORDINADAS
ADJETIVAS E A PONTUAÇÃO
Existem
dois tipos de orações subordinadas adjetivas: as restritivas e as explicativas.
Porque atuam de forma diferente na caracterização do termo a que se ligam,
esses dois tipos de orações devem ser claramente diferenciados na língua
escrita. As orações restritivas ligam-se intimamente ao termo cujo sentido
particularizam: não devem ser dele separadas por vírgulas. As orações
explicativas atuam como uma espécie de comentário adicional ao termo com que
estão ligadas: devem ser isoladas por vírgulas. O papel restritivo ou
explicativo da oração depende muitas vezes do significado que se quer imprimir
ao que se está afirmando:
Um senhor que não conheço esteve aqui ontem.
O Sr. Alfredo, que há
muito eu não via, esteve aqui ontem.
O país cuja
distribuição de renda é perversa tem poucas perspectivas de desenvolver-se
socialmente.
O país, cuja
distribuição de renda é perversa, tem poucas perspectivas de desenvolver-se
socialmente.
Na
primeira das duas últimas frases, está-se usando a oração restritiva para
delimitar o sentido da palavra país,
que passa a ser aplicável apenas àqueles países que têm renda concentrada e
mal distribuída. Na segunda, a oração adjetiva apenas explicita um dado já
aceito como inerente ao país de que se fala – no caso, o Brasil.
É
frequente o uso de uma vírgula após as orações subordinadas adjetivas
restritivas muito longas, principalmente quando o verbo dessa oração
subordinada e o verbo da oração principal surgem em sequência:
A estrada com que generais megalomaníacos,
tecnocratas alucinados e empreiteiros inescrupulosos se locupletaram, está
abandonada.
A
vírgula colocada entre locupletaram
e está separa o sujeito do
predicado. Seu uso, embora consagrado como recurso de clareza, não condiz com o
papel organizador das relações lógicas e significados que cabe à pontuação.
ATIVIDADES
1. Pontue adequadamente os
períodos seguintes. Lembre-se de que, em alguns casos, não haverá necessidade
de nenhum sinal de pontuação.
a) A Biologia que estuda a
organização das formas de vida no planeta tem conhecido notável desenvolvimento
nos últimos anos.
b) Naquela época era comum
referir-se jocosamente aos botafoguenses cujo time não era campeão havia mais
de quinze anos.
c) O vulto que vi ontem no
quintal não me sai da lembrança.
d) No sonho que vivo sonhando
esses problemas terão fim.
e) Voltei à minha cidade natal onde
estivera pela última vez havia trinta anos.
f) Voltei à cidade onde conheci
meu grande amor.
2. Explique a diferença de
sentido entre as frases de cada par seguinte:
a) Os alunos do terceiro ano que
encaminharam seus pedidos de transferência ao diretor devem comparecer à
secretaria a partir de segunda-feira.
b) Os alunos do terceiro ano, que
encaminharam seus pedidos de transferência ao diretor, devem comparecer à
secretaria a partir de segunda-feira.
c) O Brasil com que sonhamos
ainda dorme em berço esplêndido.
d) O Brasil, com que sonhamos,
ainda dorme em berço esplêndido.
8. AS ORAÇÕES SUBORDINADAS
ADVERBIAIS E A PONTUAÇÃO
A
pontuação dos períodos em que surgem orações subordinadas adverbiais obedece
aos mesmos princípios observados em relação aos adjuntos adverbiais. Isso
significa que a oração subordinada adverbial sempre pode ser separada por
vírgula da oração principal. Essa separação é optativa quando a oração
subordinada está posposta à principal e é obrigatória quando a oração
subordinada está intercalada ou anteposta:
Decisões importantes devem ser tomadas a fim
de que se evitem maiores danos ao ambiente.
ou
Decisões importantes devem ser tomadas, afim
de que se evitem maiores danos ao ambiente.
Quando sairmos desta situação,
irei para casa descansar.
Fizemos, conforme fora combinado,
todo o possível para vencer.
ATIVIDADES
a) Se tudo desse certo logo
estaríamos em casa.
b) Logo estaríamos em casa se
tudo desse certo.
c) Como não houve interessados o
concurso foi suspenso.
d) As praias estão poluídas
porque não se fizeram investimentos em saneamento básico.
e) À medida que avança a cólera expõe a miséria
social do país.
f) Os jogadores como tinha sido
previsto atuaram sem disposição.
g) Notamos quando ainda seria
possível modificar o rumo das discussões a falta de interesse em aprimorar o
debate.
9. AS ORAÇÕES COORDENADAS E A PONTUAÇÃO
Separam-se por vírgula as orações
coordenadas assindéticas e as orações coordenadas sindéticas introduzidas por
conjunções diferentes de e:
Alguns reclamam, um outro protesta, ninguém
reivindica.
A exploração racional
dos recursos naturais é um investimento lucrativo, logo deve ser incentivada
num país subdesenvolvido.
A destruição de
florestas nativas representa grande desperdício de capital, mas continua a ser
praticada neste país pobre.
No
caso das orações coordenadas introduzidas pela conjunção e, devem-se adotar os mesmos procedimentos aplicados aos termos
coordenados, ou seja:
a) Quando a conjunção surge
apenas entre a penúltima e a última oração de uma sequência, não se emprega
vírgula nesse ponto da frase:
Expus meus pontos de vista e fiz minhas
reivindicações.
Compareci à reunião,
levei minhas anotações, expus meus pontos de vista e fiz minhas reivindicações.
b) Quando a conjunção introduz as
várias orações de uma sequência, deve ser sempre precedida de vírgula:
O homenzinho ia, e vinha, e tornava a ir, e
ainda uma vez voltava, e insistia em se afastar, e logo fazia meia-volta...
c) A vírgula também deve ser
usada quando a conjunção une orações que possuem sujeitos diferentes:
Os estudantes tomaram as ruas com seus
protestos, e os aposentados se dirigiram ao Ministério da Previdência Social.
Também
o ponto-e-vírgula é utilizado na
pontuação das orações coordenadas. Isso ocorre principalmente com orações
adversativas e conclusivas:
Faça o que quiser; mas não me impeça de
pensar livremente.
A situação tem piorado
consideravelmente; portanto devem ser tomadas medidas eficientes com rapidez.
O
uso do ponto-e-vírgula ocorre também entre as orações assindéticas que tenham
nítido valor adversativo ou conclusivo:
Tentei demovê-los daquele intento; ninguém
me quis ouvir.
A vida é frágil;
deve-se manuseá-la com sensibilidade.
O
uso do ponto-e-vírgula é obrigatório quando a conjunção das coordenadas
sindéticas adversativas e conclusivas não estiver no início dessas orações.
Nesses casos, as conjunções deslocadas devem ser isoladas por vírgulas:
Têm-se apontado muitas razões para o
subdesenvolvimento do país; nunca, porém, se fala em perpetuação de
privilégios.
Privilégios continuam
existindo; o país, portanto, prosseguirá em sua trajetória descendente.
O
ponto-e-vírgula permite organizar blocos de orações coordenadas que estabelecem
contraste:
Uns avançam os sinais vermelhos, oprimem os
pedestres nas faixas de segurança, estacionam em fila dupla e ostentam suas
poses de bons cidadãos; outros nascem na miséria, crescem nas ruas, vendem
gomas de mascar nos semáforos e acabam recebendo destaque nas reportagens
policiais.
O
ponto-e-vírgula deve ser usado para separar os membros de uma enumeração:
Numa eleição, deve-se levar em conta:
a) o perfil ideológico
e o programa de cada partido;
b) a atuação dos
membros do partido em gestões anteriores;
c) a qualidade
individual dos candidatos do partido.
FONTE: 36 lições
práticas de gramática (Ulisses Infante) – Editora Scipione.
"Viva
intensamente todos os momentos de sua vida. Se você estiver estudando, estude
intensamente; se você estiver trabalhando, trabalhe intensamente; se você
estiver se divertindo, divirta-se intensamente; se você estiver rezando, reze
intensamente; se você estiver amando, ame intensamente. É necessário e
imprescindível viver todos os momentos da melhor
maneira que pudermos, pois trilharemos esse caminho apenas uma vez nesta vida; a
dedicação máxima em tudo o que realizarmos nos trará satisfação e sucesso."
(Benedito Pistila)
12 de novembro de 2016.
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